Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

Estilo de vida: veganismo.

VEGAN

O ano de 2014 foi um grande ano para o Veganismo, pois ele começou a ser mais conhecido pelas pessoas ao redor do mundo através de vários livros de receitas, estudos, novos produtos no mercado, dietas de celebridades e até mesmo canais no Youtube que vieram surgindo ao longo do ano passado. Em 2015 tudo indica que será outro ano extraordinário para o estilo de vida vegano devido as já iniciadas produções de documentários e novos livros e artigos. Mas afinal, o que é veganismo de fato?

O conceito foi criado em 1979 quando “The Vegan Society”, uma sociedade britânica que visa facilitar o acesso e o desenvolvimento do veganismo para todos, foi registrada. A partir disso, o Veganismo foi definido por ser uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, no limite do possível e do executável, todas as formas de exploração e crueldade com os animais para a produção de comida, roupas ou para qualquer outro propósito.

Entre “porcarias” veganas e comida vegana crua, é sempre possível encontrar uma versão dessa dieta que sirva para todas as pessoas. Entretanto, o que todas têm em comum é uma alimentação baseada em plantas, evitando quaisquer produtos que sejam derivados de animais, como mel, leite, carne, ovos e também vestimentas, como peças feitas de pele e couro. Por outro lado, uma dieta vegana é bastante completa e diversificada, pois abrange toda uma variedade de vegetais, frutas, castanhas, nozes, grãos e sementes, possibilitando que todas as receitas favoritas de todo mundo, como bolos, massas e pizzas se insiram na dieta, desde que sejam preparadas com uma base vegetal.

Entretanto, aderir ao veganismo não se limita a seguir uma dieta estrita, veganos excluem qualquer produto inteira ou completamente de origem animal, desde acessórios e roupas a produtos de banho.

Outros Aspectos:
São muitos aqueles que chegam ao extremo e excluem de sua vida literalmente tudo que provém de animais, não respeitando aquele limite do possível e executável. Não é saudável e nem recomendado que uma pessoa não tome algum remédio receitado por seu médico pelo fato de o produto ter sido testado em animais. O que se pode fazer é pedir ao médico ou farmacêutico que te receite algum remédio que não contenha produtos animais.

Veganos também não gostam do uso dos animais para entretenimento, então para seguir esse estilo de vida é bom que se evite lugares como circos, zoológicos e aquários.

No Brasil, o veganismo passou a ser muito seguido e os brasileiros demonstram interesse em ter uma alimentação mais saudável. Em São Paulo, na rua Estados Unidos, existe o Veggies na Praçã, um food truck vegano que oferece aos clientes um cardápio bastante elaborado que muda toda semana. Além disso, algumas faculdades como a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) passaram a servir em seu Restaurante Universitário refeições livres de carnes, ovos ou lacticínios.

Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePin on Pinterest0
Comentários
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: