Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

Tecnologia sustentável

IMPIANTI ENERGIA SOLARE ENEL.SI

Arquitetura busca aliar cada vez mais conforto com baixo consumo de energia.

Por Fábio Barbosa com colaboração de Beto Benjamin*

Tecnologia, praticidade e sustentabilidade são termos cada dia mais comuns no mundo atual. O conforto e a praticidade proporcionados por inovações tecnológicas tornam-se quase que obrigatórios no contexto moderno. Entretanto, já se foi o tempo em que o avanço tecnológico se dava sem a preocupação com o meio ambiente. Atualmente eles precisam caminhar lado a lado.

É baseado nestes quesitos que os projetos desenvolvidos atualmente não mais permitem que se deixem de lado a aplicação destas tecnologias na área de elétrica, com a utilização, principalmente em residências, de recursos como: luminárias com lâmpadas LED, fechaduras com biometria, tomadas para recarga de veículos elétricos, sistemas de automação com controles de iluminação, persianas, ar condicionado, som/imagem, monitoramento de CFTV (circuito fechado de televisão) e principalmente previsão para a utilização de sistemas com placas fotovoltaicas para substituição de fornecimento de energia elétrica por parte das concessionárias. O painel fotovoltaico, inclusive, você com certeza já deve ter visto em algum lugar, mas não deve estar associando o nome ao produto. São aqueles painéis que captam a energia solar, sejam em residências, empresas ou áreas abertas, e a transformam em energia elétrica utilizada normalmente por qualquer pessoa.

Esse assunto (painel fotovoltaico), inclusive, é tema de estudos do Grupo de Trabalho de Energia Solar, o GTES, criado em 1992 e que conta com pesquisadores de diversas universidades e centros de pesquisa do Brasil e tem o apoio do Ministério de Minas e Energia. De início, o grupo surgiu para atender e difundir questões ligadas à tecnologia fotovoltaica no país e auxiliar profissionais dessa área. Porém, a expansão desse mercado no Brasil se tornou tamanha que o GTES passou a ser referência na promoção de uma melhor qualificação técnica dos profissionais envolvidos com sistemas fotovoltaicos.

A energia solar fotovoltaica pode ser aplicada tanto em áreas remotas, onde não há disponibilidade de energia elétrica convencional, como em substituição a energia já fornecida pela concessionária. Ou seja, durante o dia os painéis fotovoltaicos posicionados no telhado captam a energia solar, transformam em energia elétrica e “devolvem” para a rede causando um crédito para o consumidor. Quando há a ausência de energia solar, o consumidor passa a consumir novamente esta energia, como se fosse um sistema de crédito e débito. A tendência é zerar a conta de energia mensal a ser paga. Este sistema já é largamente utilizado em pontos como telecomunicações em rodovias, semáforos entre outros.

O grande objetivo, e desafio dos profissionais, é preparar as edificações para recebimento destas tecnologias, onde os projetos de instalações elétricas e hidráulicas já estão contemplando a infraestrutura necessária por meio de tubulações, espaços em quadros de distribuição e principalmente integração com o arquiteto responsável por criar os espaços e posicionamentos de telhados e áreas técnicas específicas para equipamento. Tudo isso pode estar integrado a armários embutidos ou mesmo a ambientes específicos.

O profissional de arquitetura é o grande responsável pelo sucesso de seu projeto, orientando o cliente sobre a necessidade de elaboração dos PROJETOS complementares (elétrica, hidráulica, estrutural, paisagismo etc.). Além de atender toda a necessidade particular de cada morador, ele trará também grande economia de materiais e mão de obra, evitando compras desnecessárias e retrabalhos.

Por isso, Bauru está um passo à frente de outras cidades por contar com empresas capacitadas na elaboração de projetos complementares e que fornecem toda a tecnologia de painéis fotovoltaicos, automação residencial cabeada ou WiFi, sistemas de som e imagem, monitoramento, aquecimento solar, entre muitas outras tecnologias. Tudo isso para deixar o dia-a-dia dos clientes ainda mais confortável, seguro e sustentável.

Encontre uma empresa capacitada

Bauru conta com um escritório especializado na elaboração de projetos de instalações elétricas e hidráulicas com atuação nas áreas comercial, industrial, predial e residencial, inclusive em loteamentos. Os projetos são elaborados pela empresa Beto Benjamin*, em atendimento às expectativas dos arquitetos e engenheiros, profissionais responsáveis pela criação dos empreendimentos. Trabalho este, voltado a obter satisfação total do cliente.

*Beto Benjamin é proprietário de uma empresa de projetos de instalações elétrica e hidráulica e incêndio.

Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePin on Pinterest0
Comentários
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: