Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

Ricardo Pessuto – Paisagista

Engenheiro agrônomo paisagista, atuante desde sua formação em 1992. Em 1999 inicia sua participação e mostras de paisagismo, debuta em Casa Cor Brasília com um jardim de 9 mil m². No ano de 2000, inicia a participação da mostra FIAFLORA, participando ainda nos anos de 2002,2003,2004,2009 e 2011.

Em 2001 participa da mostra Sorocaba Decor. Em 2003, é convidado a iniciar a participação na Casa Cor de São Paulo, destacando os anos de 2004,2005, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012, ano que recebe o titulo de melhor projeto paisagístico.

Em 2005 é convidado a participar da Casa Cor Mato Grosso. Paralelamente em 2007 e 2008 participa da mostra CAD Brasil Casa Arte & Design e Casa Boa Mesa.

Recentemente recebe o titulo de melhor projeto paisagístico pela obra Jardim Tropical no 7º premio Olga Krell de Decoração e Paisagismo.( ao qual publica se nessa Edição).
Pessuto tem além de sua formação acadêmica a herança pela terra vivenciada no convívio de seu pai e avô materno, desde criança já colecionava plantas e flores nas visitas feitas ao interior paulista nas diversas festas promovidas pelas cidades, exemplos destas Jundiá e Valinhos Festa do Figo. Atibaia festa do Morango e Flores. São Roque festa da Uva.

Em seu sitio na grande São Paulo, aprendeu a desenhar seus primeiros jardins. Infelizmente com o avanço das cidades essa propriedade foi transformada em uma loteamento, perdendo os jardins, porem hoje em Araçatuba Noroeste de São Paulo, inicia a formação de um exótico e exuberante jardim, em entrevista ele menciona, “estou cultivando minha aposentadoria, minha casa de repouso, sorri com orgulho”.

Seu objetivo maior em seus projetos e função de mundo é trazer a natureza junto ao homem, frase que herda de seu grande mestre Roberto Burle Marx.

Alta observação, respeito ao convívio dos moradores ao uso do jardim, respeito a arquitetura atribuída é a marca principal de suas obras. Pessuto se realiza a cada traço desenhado, a cada planta cultivada.
O maior presente é ver seu jardim dar flores e frutos e visitar periodicamente suas obras, faz parte de sua rotina.

“Um jardim nunca é finalizado, a mutação, o enraizamento, a cada estação presenciamos uma nova etapa e assim sempre estamos renovando não somente a natureza mas nossa Alegria e Alma. Com esse olhar desenho e crio, com esse amor planto, com esse carinho cuido e assim me alimento em verdade e espírito.”

Paisagismo_1

Foto: Eber Moscheto

Jardim Tropical

Vencedor do 7 º Premio Olga Krell de Decoração categoria Paisagismo este projeto foi baseado na afinidade da família interiorana com a natureza, solicitado a desenvolver um projeto para uma região de altas temperaturas e que tivessem diversidade de espécies, Pessuto criou um Jardim Tropical ao longo de 1.800 m² de áreas. Como a família tem o hábito de pescar, a implantação de um lago artificial com inúmeras carpas é o ponto principal desse jardim. A reflexão promovida pelo lago da a sensação de profundidade infinita, nessas as diversas palmeiras se multiplicam. O profissional explica “ Á área trabalhada é extensa, diversas construções, ladeiam o jardim, casa principal, área social, quadra poliesportiva e  gazebo, assim a necessidade de implantação de verticalidade se faz necessária e para isso palmeiras, árvores e bambus se encaixaram perfeitamente. A decoração do jardim foi feita com vasos vietnamitas para oferecer um elemento estrutural à composição orgânica, Pessuto se preocupa em proporcionar ao longo do jardim locais aconchegantes, exemplo desse, banco ao redor da jabuticabeira, um pequeno estar ao ar livre e gazebo de madeira na quadra poliesportiva, tudo isso com perfil da família de desejar transmitir ao visitante o maior bem-estar possível.

Paisagismo_2

Foto: Eber Moscheto

Casa Cor 2010

Intitulado “Jardim do Colecionador”, esse jardim foi criado para a entrada da residência principal da mostra. Recebe esse título, por nele o profissional criar o perfil de uma família, amante das artes e da natureza, foram utilizadas 80 palmeiras de doze espécies distintas, além de possuir diversas esculturas assinadas por Bia Dória, Sonia Ebeling, Toyata e em destaque (índio sentado na canoa) de Luciano Mello Witkowski, posicionado em um lago artificial ao qual se alimenta por uma cascata em madeira, repletos de carpas (outra paixão colecionável). Além desses componentes botânicos e artísticos, o jardim coleciona também pedras brasileiras e essas estão presentes nos toucheiros de ouro desenhados por Stephanie Stein. Pessuto implantou uma área de estar e uma área de repouso com a ultilização de um SPA versatti, pois para esse exuberante e rico jardim, Pessuto nos conta que colecionar amigos e momentos de descontração também faz parte.

Paisagismo_3

Casa Cor 2011
Neste trabalho, Pessuto foi convidado a participar da criação desse jardim familiar pelo escritório de arquitetura e design Jóia Bergamo. Para Casa Todeschini Casa Cor. Graças a este caráter familiar da construção, a entrada da casa foi composta por um jardim contemplativo com dois espelhos d’água revestidos inteiramente de cascalho. Para tal efeito, aproveitou-se a sinuosidade do terreno para que fosse feita uma planície onde a água fora depositada para a criação de carpas. A forma rígida da pedra utilizada no piso, foi quebrada com a utilização de dormentes incrustados  em toda a extensão deste, permitindo um movimento inusitado ao longo do passeio. Reproduzindo esculturas vivas, por sua elegante forma, Pessuto escolheu Pandanus e Tamareiras para contornar o jardim da  casa e sombrear o Spa. Vasos vietnamitas esmaltados foram utilizados na decoração, servindo como fontes ao redor do estar externo a residência.
Paisagismo_4
Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePin on Pinterest1
Comentários

Heloisa Norat disse em 05/08/2015

Pessuto, parabéns pelo lindo trabalho! Desconsidere o fato de ser sua fã, mas você tem uma capacidade incrível de se superar! Parabéns!!! Helô

Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: