Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

Os mokoros de Botsuana

Você deve estar se perguntando o significado da palavra mokoro, certo? Pois bem, mokoro é um tipo de canoa para duas pessoas, além do guia. É por meio desse pequeno transporte que você pode navegar pelas águas de Botsuana e entrar em contato direto com a natureza.

Imagem

Para fabricar o mokoro, os moradores locais escolhem os melhores troncos de árvore para cavar e formar fendas. É no interior dessas fendas que as pessoas se instalam para desfrutar o passeio. Atualmente, no entanto, existem outras opções de mokoro, como os fabricados a partir de fibra de vidro, os quais são mais fortes e seguros. Essa segunda opção é destinada, geralmente, ao público que não sabe nadar e, ainda assim, quer realizar a atividade.

Imagem

 

Safaris de mokoro são muito populares para visitar o Delta do Okavango, em Botsuana, no continente africano. Em meio à aridez do destino, o delta permite que haja grande diversidade natural, além de belas paisagens. De acordo com pesquisas, são 122 mamíferos, 71 espécies de peixe, 444 de aves, 64 de répteis e 1.300 de plantas existentes na região.

É o guia o responsável por remar ao longo do delta, que alarga e estreita dependendo do trecho, entrecortando caminhos no ritmo determinado pela própria natureza. Para quem é turista de primeira viagem, é comum que os guias forneçam explicações sobre a fauna e a flora do local. Ser remador, na região, é uma nobre profissão, que garante o desenvolvimento econômico e social. O lucro obtido pela atividade é utilizado para prover novas facilidades para as comunidades envolvidas, reinvestido na associação e dividido entre os trabalhadores, todos nativos da região.

Jao Camp

Uma dica para quem viaja até o local, é se hospedar no Jao Camp

Além disso, apenas o Jao, naquela região, conta com um sistema tecnológico que espanta insetos na área da cama e funciona como ar-condicionado. Esqueça TV e Wi-Fi e esteja pronto para ouvir o barulho dos animais que, do lado de fora, num breu absoluto, se banham por horas no lago.

Confira algumas imagens do local e planeje sua próxima viagem:

Imagem

 

Imagem

 

Imagem

 

 

Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePin on Pinterest0
Comentários
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: