Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

O que café tem a ver com cultura?

Às vezes, só conseguimos acordar de verdade após o tradicional cafezinho da manhã. Outras, é preciso tomar aquele café após o almoço para dar conta de mais um dia de trabalho. No Brasil, o café é, geralmente, servido quente e tem a função de estimulante, além de proporcionar bons momentos de socialização. Entretanto, existem diversas formas de consumir a bebida. Tudo depende da região e da cultura na qual estamos inseridos.

Por exemplo, nos Estados Unidos é comum que o café venha acompanhado de uma mistura de leite com creme. Em outros lugares, como na Itália, encontramos uma fatia de limão no fundo da xícara. À primeira vista, pode nos parecer estranho todas essas variações, é nesse ponto que café e cultura convergem. Ao falarmos de gastronomia, incluindo o consumo da bebida, devemos levar em consideração os costumes, a arte e as tradições sociais do local.

Confira cinco maneiras inusitadas de servir o café ao redor do mundo:

 

1. Café com sal

Em países escandinavos, como a Sibéria, a Turquia, a Hungria, a Etiópia e a Eritreia, o café com sal é bastante comum. De acordo com os consumidores, uma pitada de sal na bebida reduz a amargura e pode até mesmo acentuar o gosto do café.

Bom dia!:

Imagem

 

2. Café com queijo

O queijo é mergulhado no café quente e depois consumido. Os hispânicos têm Guarapo con Queso, usando os queijos Gouda ou Edam. Já os suecos consomem o queijo finlandês Leipäjuusto no Kaffeost.

Imagem

3. Café com grãos de pimenta preta

Não existe café sem pimenta preta para os marroquinos, colocada em grãos. A mistura interessante ainda pode levar canela, noz-moscada, cardamomo, cravo, gengibre e outras especiarias abundantes na região.

Imagem

 

4. Café com ovo

Americanos com origem escandinava no Centro-Oeste, e outras nacionalidades, têm em seu café um ovo inteiro, com casca e tudo. O café moído pode levar só clara ou gema ou até mesmo as cascas, e após a adição de água fervente, passa pela filtragem e se obtém então um café espresso menos ácido e menos amargo. No Vietnã, o  Cà PHE Trung leva gema de ovo, leite condensado e café vietnamita fresco.

Imagem

 

5. Café com manteiga

No sudoeste da Ásia e em Singapura, é comum dissolver manteiga na xícara de café quente, o que proporciona um aroma agradável e uma textura mais encorpada.  A mistura pode ser encontrada em cafeterias típicas da região, chamadas Kopitam.

Imagem
Compartilhe: Share on Facebook2Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePin on Pinterest0
Comentários
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: