Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

Marketing pessoal

IMAGEM

Sua imagem fala por você!

Por Daniela Razera, consultora de imagem, especialista em análise de cores e bacharel em negócios da moda

A imagem que você transmite nos primeiros 6 segundos quando encontra uma pessoa pela primeira vez é suficiente para que ela forme uma opinião sobre você baseada na sua aparência e no impacto que ela causa. Mesmo involuntariamente, julgamos através de nossas roupas e linguagem-corporal, que comunicam mensagens o tempo todo.
Avaliamos se a pessoa é interessante, amigável, semelhante socialmente e intelectualmente. Em seguida, fazemos julgamentos sobre a personalidade, credibilidade, confiabilidade, ocupação e sucesso. Neste momento se forma a impressão inicial que se torna uma espécie de filtro de comunicação. Se a primeira impressão for positiva ou negativa, isso determinará o grau de abertura e o tipo de relacionamento que iremos manter com a outra pessoa.
Afinal, o que é imagem? Imagem é a percepção que os outros têm de nós, transmitida através da nossa aparência, comportamento, comunicação verbal e não-verbal. Quando você gerencia sua imagem, consegue controlar a percepção que os outros têm de você e, assim, manter as portas abertas no que se refere à expectativa visual.
Suas roupas, acessórios, maquiagem, cores, cabelo e cuidados pessoais compõem sua imagem pessoal. Esses elementos da aparência comunicam uma mensagem e são o reflexo dos seus valores e personalidade, revelando quem você é ou quem deseja ser. Por isso, é importante sua imagem estar coerente com seu estilo de ser, agir e pensar.
Atualmente, cada vez mais homens e mulheres estão cientes da importância da aparência – além da simples vaidade – que já é considerada um dos fatores decisivos para o sucesso na vida pessoal e profissional.
A forma de se vestir pode interferir no dia a dia, mas para ter uma imagem adequada é preciso ter consciência de que não é necessário estar sempre na moda, pois ela é passageira.
É essencial construir uma imagem adequada para diversas ocasiões considerando seus papéis, atividades, estilo, preferências, necessidades e objetivos, alinhados com a mensagem que deseja transmitir.

Autoconfiança é tudo!

Vestir-se com segurança conhecendo os elementos na composição da sua aparência que funcionam bem para você é um grande passo para atingir autoconfiança, credibilidade e autenticidade em todos os sentidos.
Para isso, observe seu corpo de todos os ângulos, identificando seus pontos fortes para que sejam valorizados e seus pontos fracos para que sejam disfarçados. Descubra – por exemplo – quais as cores, roupas, acessórios e cortes de cabelo que ficam harmônicos visualmente em você. Se necessário, procure a ajuda de um profissional especializado em consultoria de imagem que assessora pessoas sobre aparência, comportamento, etiqueta profissional e social.
Realmente, uma imagem vale mais do que mil palavras e a sua deve sempre funcionar a seu favor. Por isso, reflita qual é a imagem que deseja expressar e encontre a melhor maneira de projetá-la em seu ambiente profissional e pessoal, assim conquistará credibilidade, autoestima, autoconfiança e sucesso aonde quer que esteja. Potencialize sua imagem!

Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePin on Pinterest0
Comentários
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: