Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

Integração de ambientes urbanos à natureza.

Referência em jardins verticais, a GreenWall Ceramic traz solução que integra ambientes urbanos à natureza e alia benefícios ambientais e climáticos.

Paisagismo Marcelo Novaes - Execução Paredes Vivas - BAIXA

Paisagismo: Marcelo Novaes / Execução: Paredes Vivas

 

A verticalização das grandes cidades com uso e ocupação intensos do solo diminui áreas verdes, aumentando temperaturas e dificultando o escoamento de águas da chuva. Nesse cenário, os jardins verticais apresentam-se como alternativas que, além de estéticas e ornamentais, não exigem grandes espaços e, a exemplo de telhados verdes, podem promover conforto térmico e purificar o ar urbano pela absorção de poluentes. São essas e outras vantagens dos muros verdes que a GreenWall Ceramic oferece.

Com relação à melhora do microclima, principalmente em ambientes fechados, soluções em painéis verticais podem funcionar como um sistema de refrigeração natural. “Estima-se que a diminuição da temperatura pode trazer economia na conta de energia, pois reduz a necessidade do uso de aparelhos de ar-condicionado”, ressaltam os diretores da GreenWall Ceramic, Patricia Maia e Andre Miranda. Os jardins funcionam ainda como isolantes contra ruídos. Estudos têm demonstrado que as folhas das plantas podem atenuar sons por meio de reflexão e absorção de energia acústica. Além disso, são habitat para pequenos insetos e aves e em locais de trabalho, criam ambientes agradáveis e de bem-estar, o que pode, inclusive, traduzir-se em maior produtividade.

Artefacto-RafaelaNovaes-FotoEdisonGarcia-04

Artefacfo – Rafaela Novaes / Foto: Edison Garcia.

 

CERÂMICA
Construído a partir de módulos contínuos de cerâmica, o GreenWall Ceramic é uma importante referência no mercado para viabilização de projetos que contam com jardins verticais em diversos tamanhos e alturas, além de formas inusitadas. Seja por possibilitar fácil manutenção e a consequente durabilidade da vegetação, por garantir espaço para o livre desenvolvimento horizontal das raízes ou, ainda, pelo eficaz sistema de irrigação por gotejamento, trata-se de uma solução construtiva simples e versátil, que permite diversos tipos de acabamentos. Disponível para aplicação tanto em ambientes internos quanto externos, permite o cultivo de espécies aromáticas, flores exóticas, temperos para cozinha, horta, entre outras plantas.

Além de beneficiar o clima e o meio ambiente, o sistema GreenWall Ceramic inova ao adotar o componente cerâmico no lugar das comuns treliças, fibras de coco ou vasos. “A estrutura em módulos cerâmicos contínuos permite o enraizamento horizontal e o crescimento livre das plantas”, destacam Patricia e Andre. Além dos benefícios já conhecidos, características técnicas que promovem segurança e excelente desempenho do sistema construído garantiram à empresa a obtenção do Laudo Falcão Bauer este ano (saiba mais abaixo).

Os blocos cerâmicos também retêm umidade, permitindo que o sistema de irrigação embutido distribua a água de maneira uniforme e evite o encharque de samambaias, flores exóticas, temperos culinários, entre outras espécies. “Embora outros jardins verticais à base de vasos em aramados e suportes metálicos sejam instalados mais rapidamente, nunca terão a mesma durabilidade de um muro verde GreenWall Ceramic. Por ser muito semelhante a floreiras ou calhas empilhadas, a irrigação se torna mais fácil e possui um custo menor”, afirma Mario Jablonski, diretor técnico da Irrigmaster, parceira da GreenWall Ceramic na montagem dos sistemas de irrigação para os painéis da marca.

FOTO4-ProjetoSantoseSantosArquitetura-PaisagismoLucianoLacerda-01

Projeto: Santos e Santos Arquitetura / Paisagimo: Luciano Lacerda

 

IRRIGAÇÃO SEM DESPERDÍCIOS
O funcionamento da irrigação por gotejamento automático permite regular a quantidade de água, evitando desperdícios. A Irrigmaster é uma das representantes no país do sistema de irrigação automatizado norte-americano Rain Bird, que trabalha o conceito de uso eficiente da água. “Em nossos projetos, dos mais simples aos sofisticados, sempre apresentamos soluções em que a utilização de água seja dosada para evitar desperdícios”, explica Mario. Após a definição das plantas que vão ocupar o jardim vertical, o próximo passo é pensar na necessidade específica de água de cada espécie de modo que a irrigação ocorra nas horas do dia mais apropriadas e mantenha a saúde das plantas.

FOTO3-JulioAnjos-JoãoPessoa

Projeto: Júlio Anjos.

 

LAUDO FALCÃO BAUER

Em fevereiro de 2012, a GreenWall Ceramic realizou junto ao Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IBFQ) estudos e ensaios técnicos para atestar a resistência dos módulos cerâmicos na construção de painéis verticais. Uma ação que demonstra o interesse da marca em atestar ao mercado da construção civil sustentável a eficiência e o desempenho seguro do produto, além dos métodos mais adequados para a sua utilização. O Laudo Falcão Bauer aponta especificações técnicas para tração, aderência e fixação do módulo cerâmico GreenWall Ceramic na parede de alvenaria.

FOTO5 -Luciano Lacerda

Projeto: Luciano Lacerda.

 

HISTÓRIA
A presença de vegetação em paredes e muros verdes é um hábito que percorre a história do paisagismo ao longo do tempo (quem já não ouviu falar dos Jardins Suspensos da Babilônia?), porém, nos últimos 10 anos há um interesse crescente pela implantação de jardins verticais, o que comprova que é possível integrar vegetação à arquitetura para proporcionar qualidade de vida, melhora do conforto térmico e beleza visual. “A ideia do uso de potes e vasos cerâmicos não é de hoje, povos antigos já utilizavam a cerâmica como principal material para cultivo e condicionamento de plantas e vegetação, até água era conservada em potes cerâmicos, daí vêm os famosos filtros e moringas ainda hoje utilizados” afirma Patricia Maia, diretora comercial da GreenWall Ceramic.

O produto foi desenvolvido para aplicação em paredes pré-existentes, principalmente nos grandes centros urbanos, apartamentos e escritórios estão sendo projetados em áreas cada vez menores, o que exige funcionalidade e praticidade nos espaços construídos. Nesse cenário o sistema GreenWall Ceramic garante a presença do verde nas edificações urbanas e torna-se uma das soluções mais adequadas em ambientes de diversos tamanhos e com amplas possibilidades de plantas arquitetônicas.

 

MAIS INFORMAÇÕES
Onde comprar: 0800-772-6003 – vendas por telefone para qualquer cidade brasileira.
Site: www.greenwallceramic.com.br
Facebook: www.facebook.com/GreenWallCeramic
Instagram: www.instagram.com/greenwallceramic

Compartilhe: Share on Facebook43Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePin on Pinterest0
Comentários
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: