Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

GORDON RAMSAY

Por Fernanda Ubaid

Conhecido por comandar Reality Shows culinários, o chef fala sobre o império gastronômico que construiu, os prêmios internacionais, programas de tv e o amor pela comida.

 

GORDOM_1

Na vida pessoal, Gordon Ramsay é bem diferente do chef grosseiro e rígido que aparece nos reality shows culinários que comanda. Ramsay pode ser descrito como um homem determinado, que cresceu pelos próprios esforços, orgulhoso da família que tem e do império gastronômico que construiu e reconhecidamente um dos maiores chefs da atualidade. Gordon James Ramsay é o segundo de quatro filhos, nasceu em oito de novembro de 1966 na Escócia, mas cresceu na Inglaterra.
A culinária nunca foi uma tradição na família. Quando jovem sonhava em ser jogador de futebol, mas uma lesão colocou fim prematuro à carreira. Como não podia mais jogar, a cozinha passou a ser sua válvula de escape. “Meu pai não aprovava, mas me lembro que chegava em casa todos os dias depois da escola e ajudava minha mãe na cozinha. Ela me inspirou e me ajudou a descobrir meu amor pela comida e por cozinhar”, conta Gordon sobre como se apaixonou pela gastronomia.
Aos 16 anos, saiu de casa e começou a lavar pratos em um restaurante. Estudou em uma escola de culinária e logo se tornou chef de um restaurante em uma pequena cidade da Inglaterra. Mas foi em Londres que começou a trilhar o próprio caminho na gastronomia. Lá trabalhou com alguns dos melhores chefs do mundo, como Marco Pierre White, Joel Robuchon e Guy Savoy.
Gordon se formou em hotelaria e em 1993, quando ainda era chef de um restaurante na capital inglesa, ganhou duas estrelas do Guia Michelin, o mais respeitado guia gastronômico do mundo. O próximo passo foi abrir o próprio restaurante em 1998, e mais uma vez ganhou um dos maiores reconhecimentos do mundo culinário, três estrelas do Guia Michelin, o máximo que um chef pode conseguir. Hoje, Gordon é um dos quatro chefs do Reino Unido que mantém as três estrelas.

IMPÉRIO GASTRONÔMICO
Atualmente Gordon possui 26 restaurantes no Reino Unido, Estados Unidos, França, Itália, Hong Kong e Qatar, e ainda pretende abrir mais três até o final de 2015. Os perfis variam desde culinária tradicional até moderna, comida italiana, francesa, japonesa e carnes. “Com tantos restaurantes, tenho sorte por ter uma equipe formidável que entende a marca e sabe como proporcionar a melhor e mais agradável experiência a cada cliente. Alguns dos melhores chefs fazem parte da minha equipe e sabem criar os melhores cardápios que devem se adequar a cada região e mercado”, explica o chef. Só em Londres existem 12 perfis culinários diferentes que se adequam a cada público local.
Gordon faz questão de comandar de perto cada novo projeto, desde a ideia inicial até a inauguração, e ainda acompanha o desenvolvimento do restaurante. “Sempre levei e sempre vou levar a sério um novo negócio, seja o primeiro ou o próximo restaurante. Estou 100% em cada um deles. Faço questão que tudo esteja certo e que isso nunca mude”, diz Gordon ao afirmar que é perfeccionista em tudo.

REALITY SHOWS
Kitchen Nightmares, Hell’s Kitchen, Master Chef, Junior Master Chef, Hotel Hell, exibidos no Brasil pelos canais a cabo Fox Life e TLC, e “Refeições em Família com Gordon Ramsay”, exibido pelo canal GNT, são alguns dos programas de televisão comandados pelo chef. Os dois primeiros da lista foram os responsáveis pela fama de durão.
Começou na TV ainda na Inglaterra, mas logo ficou conhecido mundialmente. Os programas são exibidos em mais de 150 países e abordam a culinária de maneiras diferentes. Neles, Gordon tenta ajudar pequenos restaurantes com problemas financeiros, ensina jovens chefs a comandar uma cozinha, avalia pratos de grandes cozinheiros ou de competidores mirins, ainda dá truques e dicas às crianças que já amam a cozinha ou ensina as melhores refeições para preparar para família e amigos.
Para Gordon, a carreira televisiva faz parte de uma evolução natural do sucesso de um chef. “Existe uma grande procura no mundo todo para que as pessoas aprendam sobre comida e as diferentes formas de cozinhar, já que cada chef tem seu toque único. Para mim foi algo natural, estava em um ponto da minha carreira em que queria passar mais conhecimento sobre o que eu estava fazendo, sobre minha maneira de cozinhar. Tinha que ser o próximo passo”, comenta.

INSPIRAÇÃO
Assim como aprendeu e se inspirou em grandes nomes da culinária, Ramsay tem consciência de que é uma inspiração para tantos outros profissionais. Por isso, ainda hoje ele se esforça e se cobra muito para continuar sendo um bom exemplo. “Sempre fui comprometido e apaixonado desde que descobri meu amor pela cozinha. Quando estava começando me inspirei em chefs como Joel Robuchon, e ainda hoje quero trilhar o mesmo caminho que ele. Espero que as pessoas que se inspiram em mim se sintam do mesmo jeito”, relata com gratidão.
Ramsay também é autor de inúmeros livros, alguns se tornaram best-sellers no mundo todo, inclusive sua autobiografia. Ele, a mulher Tana e os quatro filhos Megan, Jack, Holly e Mathilda, se dividem entre Los Angeles e Londres. É ao lado da família, que também participa de alguns programas, que o chef mostra o lado mais amoroso e verdadeiro. Além de ter uma linha de produtos para a casa, ele e a esposa criaram a Gordon Ramsay Foundation, que arrecada fundos para diversos projetos assistenciais que a família apoia.
Em mais de 30 anos de carreira, Gordon aprendeu muito sobre comida e se considera um fã da culinária no mundo todo. Para ele, o segredo é fazer o que se gosta bem feito, o objetivo é atingir a perfeição, seja qual for o lugar ou o prato. Os ingredientes, temperos e pratos típicos do Brasil o encantam, ele ainda confessa o que mais gosta da culinária brasileira. “Tudo se resume a como potencializar o sabor de cada ingrediente usado. Por isso, se fizer uma feijoada bem feita, é só me chamar”, finaliza.

GORDOM_3

RECEITA: OVOS COZIDOS PICANTES – PORÇÃO PARA 4 PESSOAS

GORDON RAMSAY selecionou uma receita especial para os leitores da Vitrinni Magazine, um prato típico do café da manhã dos ingleses com um toque do chef.

  • Ingredientes
    Azeite, para fritar
    1 cebola picada
    1 pimentão verde grande cortado em cubos
    2 dentes de alho picados
    1 colher de chá de sementes de cominho
    400g de tomates maduros picados
    500g de feijão preto cozido e peneirado
    4 a 6 metades de tortilhas de milho
    6 ovos caipiras
    50g de queijo tipo Cheddar ralado
    Pimenta desidratada a gosto
    Um punhado de coentro picado
    Sal e pimenta preta de moinho a gosto
  • Modo de Preparo
    Para iniciar o preoparo dos ovos, pré aqueça o forno a 180ºC e esquente a frigideira. Coloque um fio de azeite. Acrescente a cebola, o pimentão e o alho com um pouco de sal e pimenta. Frite por cerca de 6 minutos, até o pimentão ficar com uma consistência macia e a cebola com uma cor dourada. Acrescente o cominho até que o aroma se espalhe. Coloque os tomates e deixe ferver por mais 5 minutos, até que os pedaços se desmanchem levemente. Acrescente o feijão e aqueça por mais dois minutos. Desligue o fogo deixe a mistura descansar. Coloque um pouco de óleo e tempero no fundo de um refratário. Arranje a tortilhas de milho, forrando todo o fundo e a borda do recipiente. Despeje a mistura com os tomates e faça seis pequenos espaços. Quebre os ovos em uma xícara e depois os coloque nos espaços anteriormente abertos na mistura, a gema deve ficar no meio. Espalhe o queijo por cima e a pimenta desidratada, tempere a gosto com sal e pimenta preta de moinho. Leve ao forno até as claras cozinharem, as gemas estarem no ponto e o queijo derretido e dourado. Se o forno tiver a função grill, isso deve ocorrer de 8 a 10 minutos, se não tiver, deixe de 10 a 15 minutos. Está pronto para servir!

SAIBA MAIS

O site apresenta a lista completa com todos os restaurantes do chef. Nele é possível fazer reservas e também comprar produtos: www.gordonramsay.com

Instagram: @gordongram
Twitter: @gordonramsay
Facebook: Facebook.com/gordonramsay
Youtube: gordonramsay

Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePin on Pinterest0
Comentários
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: