Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

Festa Junina em detalhes

Junho é o mês preferido de muita gente, pois é sinal de que as festas juninas se aproximam e é hora de tirar a camisa xadrez do armário. Uns, apaixonados pela gastronomia junina, esperam a paçoca, o quentão e o bolo de milho, outros, anseiam pela fogueira e pelo clima caipira que encanta  tantos corações.

 

Sao-Joao

 

Existem muitas maneiras de organizar e produzir uma festa junina. Na verdade, a festa conta com muitas tradições, dependendo da região onde é realizada. As fogueiras de São João, por exemplo, eram elementos da tradição pagã e, durante o processo de cristianização, foi incorporada pelas festas religiosas, permanecendo até os dias atuais. Em algumas regiões, o mastro de São João e a quadrilha são elementos indispensáveis.

Atualmente, as festas juninas do estado de São Paulo são caracterizadas pelas quermesses. Evento que conta com a quadrilha, doces e bebidas típicas, barracas com jogos e diversões, além da tradicional fogueira.

 

Comidas típicas 

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados são feitos deste alimento. Pamonha, cural de milho verde, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca e bolo de milho são apenas alguns exemplos.

Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

decor-junina-7

 

Decoração

Para tornar o ambiente ainda mais agradável, os organizadores de uma festa junina devem investir na decoração típica. Tradição é bom e a gente gosta, mas a comemoração pode ficar ainda mais especial com ideias novas para a decoração e toques de criatividade nos quitutes:

1. Lanternas 

Ótima sugestão para iluminar as mesas dos convidados ou o ambiente como um todo. Além de temáticas, são esteticamente agradáveis.

f90f5dd9574b37616e81e61f014eb141

Imagem

 

2. Bandeirinhas

Símbolo máximo da festa, as bandeirinhas não podem faltar em sua decoração.

ff9760387d1f8bdc509d499a1cd0f555

Imagem

 

3. Fogueira

Para aquecer os convidados do frio, aposte na tradição.

4fe45ab0bc940c42bbcde742eaac2e60

Imagem

4. Imagem de Santo Antônio 

Para dar uma ajuda às amigas solteiras!

Via-Festa-Viva

Imagem 

 

Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePin on Pinterest0
Comentários
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: