Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

Exposição sobre a Arte da França está aberta no MASP

Por Mariana Hafiz

O Museu de Arte de São Paulo São Paulo, MASP, está realizando uma mostra de arte chamada “Arte da França: de Delacroiz a Cézanne”. A exposição atravessa quase duzentos anos de produção artística na França, desde o século XVIII ao XX, exibindo retratos de paisagens, cotidiano, cenas históricas e naturezas mortas. Dentre os artistas representados estão aqueles da herança neoclássica, romântica, impressionista, realista e também modernistas, além de apresentar nomes ligados ao cubismo e pós-impressionistas.

_DSC1660-Edit

Foto: Eduardo Ortega

 

A maior parte dessas obras testemunham as rupturas políticas, sociais e cultural que aconteceram na Europa entre os séculos XIX e XX, época em que a arte ganhou outros circuitos de produção e veiculação, como a imprensa e a crítica especializada.

A exposição procurou reunir conjuntos completos do mais importante acervo desse período histórico no Hemisfério Sul, com destaque para Renoir, Toulouse-Çautrec, Modigliani e Manet. Delacroix e Cézanne, jutnos no mesmo espaço, funcionam como vetores para todo o percurso, uma vez que apontaram tanto para o passado quanto para o futuro da História da Arte, pontuando transições entre a tradição e o moderno; o antigo e o novo.

_DSC1671-Edit

Foto: Eduardo Ortega

 

Cézanne via em Delacroiz um mestre e estudava pintura fazendo cópias de suas telas, soube perceber nele qualiades modernistas, e por isso não só retomou algumas dessas qualidades como emprestou a elas novo significado. Este é o caso do encontro entre figura e fundo, do maior protagonismo que é dado às pinceladas em detrimento dos temas e do caráter supostamente inacabado de suas pinturas.

A exposição está aberta ao público e assim permanecerá até o dia 25 de outubro de terça a domingo das 10h às 18h e das 10h às 20h nas quintas-feiras. A compra dos ingressos pode ser realizada no site do MASP, sabendo-se que a entrada inteiro custa R$25,00 e a meia entrada tem o preço de R$12,00. às terças-feiras o dia todo e quintas a partir das 17h a entrada é gratuita. Estudantes, professores e maiores de 60 anos pagam meia entrada enquano menores de 10 anos não pagam ingresso.   

Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePin on Pinterest0
Comentários
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: