Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

Embalagens sustentáveis e criativas

Você já parou para pensar em como sua compra do supermercado pode ser nociva ao meio ambiente? As embalagens são, para muita gente, um mero detalhe do produto. Seu envoltório protetor. No entanto, a produção, utilização e descarte delas implicam em impactos ambientais.

Faça a coisa certa

É possível ser sustentável em qualquer local, inclusive no carrinho de compras. Por exemplo, você pode preferir produtos frescos e menos embalados, os quais gastam menos matéria-prima e geram menos lixo. Outra ação sustentável é preferir embalagens retornáveis às descartáveis, principalmente ao consumir bebidas, além de evitar o uso de sacolas plásticas ao sair do estabelecimento comercial.

Sabemos, entretanto, que nem sempre é possível aderir a essas práticas e evitar o desperdício. Nossa rotina nos faz escolher o caminho mais prático, por isso, é preciso investir na criação de embalagens funcionais, atrativas e, acima de tudo, que não prejudiquem o meio ambiente.

 

embalagem-40

 

Como saber se uma embalagem é realmente sustentável? 

É fácil cair nas falácias da publicidade, por isso, fique atento: nem tudo o que se diz ecológico pode realmente ser chamado assim. Não basta ser produzida com material reciclável, uma embalagem sustentável é aquela que preza pela diminuição do consumo de matéria-prima, desde a embalagem do produto final até as caixas de papelão utilizadas para transporte e logística. Os produtos concentrados ganham pontos de vantagem, nesse caso. Quanto maior a concentração, menor o desperdício.

Nunca analise somente aquilo que encontra nas prateleiras. É preciso conhecer a produção de ponta a ponta, inclusive no pós-venda.

 

Separamos 5 exemplos de embalagens criativas e sustentáveis, confira:

 

1. Vin Grâce 

Uma embalagem de vinho feita de papel texturizado e reciclável, matéria-prima muito mais econômica que o tradicional vidro.

 

vin_grace_1 750x460

 

 

2. Fones de ouvido Noté 

A embalagem dispensa o uso de plástico. Quanto mais simples, melhor.

 

3

 

 

3. Botiá

Embalagem para armazenar frutas feita a partir de um aglomerado de fibras de coco.

 

ybadesignepesquisa-e1418331470449

 

 

4. Embalagens sustentáveis para o mercado de fast food

Linha de produtos que podem se decompor em até um mês após o descarte.

 

chipotle-embalagens-literarias

 

 

5. Cosméticos

Embalagens com 70% menos plástico.

NATURASOU2

Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePin on Pinterest0
Comentários
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: