Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

Conhecendo mundo das cervejas

O Dia dos Pais está chegando e um dos presentes mais procurados são as famosas cervejas artesanais e internacionais. Para não fazer feio e acertar na escolha, é preciso conhecer essa bebida tão consumida mundialmente. Utilizando a criatividade, é possível atrelar preferências. Pais que gostam de cervejas e viagens, por exemplo, podem dar a volta ao mundo por meio dos sabores de cada região.

30 Inspiradores Rótulos de Cerveja.

Conhecer os estilos de cerveja não é tarefa fácil, por isso, preparamos um roteiro para que você possa desvendar os mistérios da bebida que é paixão no mundo todo:

Cerveja Lager

Lager são as cervejas de baixa fermentação, sendo produzidas em uma temperatura reduzida, por volta de 10 graus. Esse é o tipo de cerveja mais produzido no Brasil, por causa das pilsens, que são preferência nacional.  O tipo Lager costuma ser mais seco, com maior predominância do malte e do lúpulo sobre os sabores e aromas provenientes  da levedura. As pilsens brasileiras são extremamente leves, com pouco corpo e amargor, por isso que é muito consumida. Enquanto as alemãs, por exemplo, são mais amargas e encorpadas.

rotulo-cerveja-artesanal-designergh-17:

 

Uma cerveja lager pode ser:

Pilsen: a mais consumida, apresenta coloração dourada clara e baixo teor de amargor. É a cerveja mais comum no Brasil e em grande parte da América do Sul.

American Lager: cerveja leve e refrescante com baixo teor de amargor. É uma ótima opção para acompanhar petiscos em um bar ou em frente à televisão.

Bock: esse tipo de cerveja é feito a partir do malte torrado, o que lhe garante um aroma especial. Apresenta coloração âmbar-escura e vai bem com aquele churrasco do final de semana.

Marzen: esse é um tipo pouco consumido no Brasil, mas é o preferido da Oktoberfest tradicional. Aliás, a cerveja Marzen, de coloração amarelo ouro, foi, originalmente, fabricada para a festa.

 

Cerveja Ale

São cervejas muito mais complexas e frutadas, o que as diferencia das pilsens que estamos acostumados a beber.  As cervejas do tipo Ale são cervejas de alta fermentação, são feitas em temperaturas mais altas, por volta de 20 graus e seus fermentos ficam suspensos nos tanques de fermentação. Uma curiosidade: as primeiras cervejas foras as Ales, na época não existia ainda as cervejas do tipo Lager, que surgiram por volta do ano 1400.

Illustrations for DFW, a collaboration between Lakewood Brewery and Rahr & Sons Brewing in the Dallas-Fort Worth area:

 

Uma cerveja Ale pode ser:

IPA: esse estilo apresenta dose extra de lúpulo e coloração âmbar. O seu teor alcoólico é bem alto e, por isso, é muito consumida com hambúrgueres pelos degustadores. Para consumir a IPA, você deve gostar de cervejas encorpadas.

Stout: feita a partir de grãos torrados, a cerveja stout é aquela com coloração mais escura. Seu aroma lembra o café, o que conquista os adeptos da bebida. Esse tipo de cerveja é extremamente maltado e combina com churrasco, assim como a cerveja bock.

Pale Ale: ideal para quem gosta de um sabor frutado. É o tipo mais leve das cervejas Ales, por isso, ideal para quem tem o paladar sensível. Combina com carnes de porco e frutos do mar.

Weissbier: é feita a partir de 50% de malte de trigo e 50% de cevada. Completamente encorpada, apresenta espuma densa e, para quem gosta da colunária japonesa, é o estilo ideal.

 

Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePin on Pinterest0
Comentários
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: