Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

Conheça três casas que são referência em sustentabilidade no Brasil.

Por Mariana Hafiz

1. Casa Folha – Angra dos Reis (RJ)

A Casa Folha é um projeto do estúdio de arquitetura Mareines + Palatano inspirado em habitações brasileiras indígenas. A cobertura é o destaque da casa, que funciona como uma folha para proteger todos os cômodos, inclusive as áreas externas, do sol. A construção possui um pé direito alto para que o vento venha frontalmente do mar em direção e através da casa, promovendo intensa ventilação do ambiente e resfriamento passivo.

Buscando melhor interação do homem com a natureza, há muita integração entre os espaços interiores e exteriores; a casa não possui corredores e é rondada por elementos paisagísticos, como a piscina que a atravessa inteira funcionando como espelho d’água.

Toda a estrutura da cobertura foi realizada em madeira laminada de eucalipto e o telhado, devido à sua geometria complexa, é feita também em peças de madeira Pinus. Ambos o eucalipto e o Pinus são espécies utilizadas para reflorestamento e usadas como matéria-prima renováveis. As superfícies de acabamento da casa também são naturais, feitas com Ardósia ferrugem em tiras, madeira natural, madeira de cruzeta de poste e tramas de bambu.

2. Casa Contêiner – Curitiba (PR)

casa-conteiner-1

A segunda casa é um projeto do arquiteto Danilo Corbas, que desenvolveu uma técnica construtiva através do uso de tecnologias e produtos sustentáveis disponíveis no mercado brasileiro. Aliando eficiência ecológica e conforto, o design foi feito a partir de quatro containers restaurados e isolados com lã de PET; telhados verdes também foram utilizados para controlar a temperatura da casa. Portas e janelas foram dispostas de modo a aproveitarem a ventilação local e, além disso, o acabamento foi feito com tintas à base de água com baixo índice de COV (compostos orgânicos voláteis).

Muito utilizados fora do Brasil como uma forma alternativa de construção, os containers marítimos vêm se tornando uma realidade cada vez mais utilizada pelos almejantes da construção rápida, limpa e econômica, pois é responsável por diminuir os usos excessivo de recursos naturais, como areia, água, cimento e tijolos em construções

3. Residência Sustentável – Brasília (DF)

Este projeto foi realizado pela Zárya Arquitetura e Engenharia e envolve energia solar, reaproveitamento de água da chuva, sistema integrado e reaproveitamento de água e esgoto, telhado verde, eficiência energética, selo Procel, paisagismo sustentável e iluminação natural.

De início, a ideia era criar uma casa que não precisasse do uso de ar condicionado, mas no decorrer no projeto ampliou-se o aspecto sustentável para integrar a ideia de um sistema de tratamento de esgoto e armazenamento de água. Além de armazenar trinta e cinco mil litros de água de chuva no telhado, o sistema será responsável pelo tratamento de todo o esgoto da residência, o que significa ter cerca de mil litros de água tratada por dia que poderá ser utilizada para a irrigação do jardim, por exemplo.

O paisagismo da casa concilia espécies do cerrado visando baixo consumo de água e a irrigação é feita por meio de tubulações enterradas, para evitar desperdício de água por evaporação. Alguns sensores presentes nessas áreas evitarão que o sistema de irrigação seja ligado em dias chuvosos.

Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePin on Pinterest0
Comentários
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: