Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

Burkina Faso e suas obras de arte

No oeste da África, o vilarejo africano Tiébélé, situado no país Burkina Faso, um dos países mais pobres do mundo, é conhecido por suas construções enfeitadas com pinturas 100% natural, consideradas verdadeiras obras de arte. Construídas pelos integrantes da tribo Kassena, as casas são destinadas às famílias da nobreza. A pintura e o molde são, portanto, elementos que as diferenciam das residências de pessoas comuns.

Utilizando uma mistura de argila, palha e fezes de vaca umedecida, elementos abundantes na região, desenvolveram um sistema de bioarquitetura. A característica mais surpreendente, no entanto, é a ornamentação geométrica que recobre as paredes dessas casas de terra.

Como é feita a pintura natural das residências? 

Pintadas com barro colorido, pequenas pedras, penas e palha, contam a expressiva história da cultura da antiga tribo. Os motivos podem ilustram tanto objetos da vida cotidiana, como símbolos religiosos e distinguem uma casa da outra. O formato da casa também indica a personalidade dos moradores. Por exemplo, as com formato retangular e terraço pertencem a jovens casais, já nas pequenas casas redondas vivem os jovens solteiros.

A construção é uma tarefa realizada pelos homens, mas a pintura é uma atividade das mulheres da tribo. A ornamentação das casas acontece durante um festival de cultura e arte anual, que também inclui apresentações musicais e outras atividades da comunidade. Todos os anos, passado o período de chuvas, as casas são repintadas pelas mulheres do grupo.

Assista ao vídeo que mostra um trecho do festival aqui.

Galeria 

A fotógrafa Rita Willaert conseguiu permissão para conhecer Tiébélé de perto:

 

1024x683xafricanvillage11.jpg.pagespeed.ic_.YFaMQVESBi

1024x728xafricanvillage1.jpg.pagespeed.ic_.PPj4DBOj-F

1024x683xafricanvillage10.jpg.pagespeed.ic_.RIQwUuQOyT

1024x683xafricanvillage9.jpg.pagespeed.ic_.3B4BLs3y_J

1024x683xafricanvillage5.jpg.pagespeed.ic_.QhQEFJ3EM7-2

1000x1500xafricanvillage41.jpg.pagespeed.ic_.nQx7BoouIs

1024x683xafricanvillage.jpg.pagespeed.ic_.EptrkAIyHn

700x1050xafricanvillage8.jpg.pagespeed.ic_.T7BE-p0iMB

Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePin on Pinterest0
Comentários
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: