Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

Audi: tecnologia e velocidade

Por Fábio Barbosa

slogan da AUDI atualmente é “VorsprungdurchTechnik”, traduzindo para o português “Na Vanguarda da Tecnologia”, e expressa muito bem o conceito da montadora alemã. A AUDI é considerada por especialistas uma das marcas mais inovadoras do setor automobilístico. Com modelos que vão desde os utilizados em provas de velocidade e de ralis, passando pelos esportivos e tradicionais de rua, até os mais familiares como os utilitários (SUVs), a história da montadora passou por diversas transformações desde sua fundação, no início do século 20.

Hoje a AUDI possui fábricas em vários países, mas o quartel-general da empresa alemã fica na cidade de Ingolstadt, cerca de 85 quilômetros de Munique, região central da Baviera. O enorme complexo industrial tem área total de 2.670.600 m² (equivalente a 290 campos de futebol) e capacidade de produção de 650 mil automóveis por ano dos modelos A3, A4, A5 e Q5, empregando mais de 30 mil trabalhadores de 72 nacionalidades diferentes. Além dos quatro modelos fabricados totalmente na sede, ainda passam pela linha de carroceria e pintura da unidade de Ingolstadt o AUDI TT Coupé, o AUDI TT Roadster e o AUDI A3 Cabriole.

Além da sede da montadora, o complexo abriga também um museu, inaugurado em 1999, chamado AUDI MOBILE. Construído em formato circular em uma área de 6.000 m², o prédio é todo envidraçado e com 23 metros de diâmetro. Nele estão expostos mais de 80 modelos da marca, apresentados todos em movimento para os visitantes através de elevadores. Outra atração do museu da AUDI é a possibilidade de visualizar uma linha de produção e acompanhar a instalação de mais de 12 mil componentes de um carro, incluindo o motor. O turista que visita o local ainda tem à disposição a AUDI FORUM, área com diversos restaurantes, bares, lojas de vinho, concertos musicais e cinema. Cerca de 450 mil pessoas passam pelo museu anualmente.

AUDI NO MUNDO

A marca AUDI foi fundada no ano de 1909 pelo engenheiro August Horch, na cidade alemã de Zwickau, com o nome August HorchAutomobilewerke Gmbh. Em 1910 passou para Audi Werke Gmbh e posteriormente apenas AUDI. Neste mesmo ano foi lançado o primeiro modelo da empresa, que trabalhava em pequena escala, priorizando automóveis bons e fortes. A montadora ganhou notoriedade após vencer três anos seguidos o rali austríaco de marcas.

Os anos se passaram, a AUDI passou por muitas transformações e fusões com outras marcas até ter como principal acionista a também alemã Volkswagen, que comprou 50,3% da montadora em 1965. Uma nova expansão ocorreu a partir do ano de 1970, quando a empresa começou a exportação para o mercado americano.

Atualmente a AUDI está presente em mais de 100 países através de suas revendedoras e com fábricas em nove: Alemanha, Hungria, Rússia, Índia, Indonésia, Eslováquia, China, Bélgica e Brasil, que empregam mais de 76 mil pessoas. Hoje, os principais mercados da marca são China, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, e os modelos mais vendidos são o A4, Q5, A3, A6 e Q3.

Em 2013 a empresa atingiu uma de suas principais metas ao entregar 1,5 milhões de carros para seus clientes em um só ano, recorde histórico da marca. Para 2020, a meta da montadora é vender dois milhões de unidades por ano em todo mundo.

VEJA OS MODELOS ATUAIS

Atualmente a AUDI comercializa 12 modelos de veículos em todo o mundo. São eles os “tradicionais” A1, A3, A4, A5, A6, A7 e A8, os SUVs Q3, Q5 e Q7, e os também os esportivos TT e R8. Destacaremos a seguir os cinco modelos mais vendidos da marca e os dois esportivos.

A3 Um dos modelos da AUDI mais comercializados no Brasil e que terá a versão Sedan como sendo a primeira produzida no país, na fábrica presente em São José dos Pinhais, Paraná. O A3 possui três opções de configuração: o Sportback (hatch), o Sedan e também o Cabriolet (conversível). A potência do motor varia entre 122 e 180 cavalos, de acordo com o modelo escolhido.

Modelo A3

A4O A4 é vendido nas versões Sedan e Avant (perua), ambas com motor 1.8 TSFI de 170 cavalos de potência.

Modelo A4

A6 Esse modelo da montadora alemã é comercializado em duas versões diferentes: Sedan e Allroad Quatro. O modelo Sedan é vendido nas versões 2.0 TFSI, de 252 cavalos, com tração dianteira, e 3.0 TSFI, com 333 cavalos e tração nas quatro rodas. Já o Allroad Quatro está disponível apenas com motor 3.0 TSFI, de 333 cavalos e tração nas quatro rodas também.

Modelo A6

Q3 O Q3 é o SUV compacto da AUDI, perfeito para rodar na cidade. Possui versões 1.4 TSFI (150 cavalos) e 2.0 TSFI (de 180 e 220 cavalos de potência). Apenas os modelos 2.0 possuem tração quatro por quatro.

Modelo Q3

Q5 O modelo Q5 é versão de luxo dos SUVs da AUDI. Possui versões 2.0 TSFI, de 225 cavalos, e 3.0 TSFI, com 272 cavalos de potência. Ambos modelos possuem tração nas quatro rodas.

Modelo Q5

TTO modelo automotivo TT da AUDI está em sua segunda geração. No ano de 2006, ficou com o título de carro mais bonito do mundo. Atualmente, este modelo esportivo é comercializado na versão conhecida como Coupé, com motor 2.0 TFSI, de 230 cavalos de potência.

Modelo TT

R8 O R8 é o modelo esportivo top de linha da AUDI. Este carro está disponível em duas versões: a R8 Coupé Plus e a R8 Spyder (conversível), ambas equipadas com motor 5.2 FSI, de 550 cavalos de potência.

Modelo R8

AUDI NO BRASIL

A história da AUDI no Brasil teve início por meio do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, que em 1993 oficializou um acordo operacional entre a Senna Import e a sede da montadora na Alemanha, a AUDI AG. Em março do ano seguinte começaram as importações e as vendas dos veículos da marca no país. Em 2005 a AUDI AG assumiu totalmente as operações de importação de carros para o Brasil.

A partir de 1999 a empresa passou a produzir no país o modelo A3, em uma fábrica da Volkswagen localizada em São José dos Pinhais, no Paraná. Em setembro de 2013, a AUDI do Brasil anunciou a construção de sua primeira fábrica própria em solo brasileiro. Localizada na mesma cidade paranaense, a planta recebeu investimento de R$500 milhões e tem previsão de operação para o segundo semestre deste ano. Nesta unidade serão produzidos os modelos A3 Sedan 1.4 TFSI Flex, primeiro modelo da marca no mundo a contar com tecnologia bicombustível, ainda este ano, e o SUV compacto Q3, no início de 2016.

O mercado brasileiro de carros de luxo vem se mostrando promissor para a montadora alemã. Somente nos sete primeiros meses de 2015, as vendas tiveram um crescimento de 30,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mais de nove mil carros da AUDI foram emplacados no país neste ano. Somente no mês de julho, considerado o melhor até agora em 2015, foram vendidos 1.267 veículos, aumento de 53,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

“Apesar dos efeitos da crise econômica atual, temos um projeto de longo prazo no país que vem se mostrando efetivo. Dessa forma, reforçamos nossa estratégia de 360 graus, que envolve alinhamento do nosso portfólio com os últimos lançamentos no mercado europeu, preços competitivos, planos de investimentos em pós-vendas e abertura de novas revendas em todo o país, mantendo um crescimento de forma sustentável. Nossa meta é vender 30 mil carros por ano até 2020”, afirma JörgHofmann, presidente e CEO da AUDI no Brasil.

Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePin on Pinterest0
Comentários
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: