Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

As cores na sua imagem

COR

Por Daniela Razera, consultora de imagem, especialista em análise de cores e bacharel em negócios da moda

A cor é o elemento de maior impacto visual na roupa. Ela desempenha um papel crítico na formação da imagem, afetando a percepção que os outros têm de você, podendo valorizar ou sabotar sua aparência. Geralmente, primeiro percebemos as cores na roupa de outra pessoa e depois notamos a modelagem, o tecido e a textura do que ela veste.

A análise de cores é uma técnica de embelezamento utilizada na construção da imagem que tem como objetivo selecionar as cores que mais valorizam, complementam e harmonizam com sua coloração pessoal e que servirão de referência para compras de roupas, acessórios, maquiagem, esmaltes e escolha da coloração dos cabelos.

O método de análise de cores mais preciso estabelece doze tipos básicos de pessoas tendo como referência as quatro estações da natureza. Assim como cada um de nós tem características físicas que nos tornam diferentes das outras pessoas, as quatro estações também possuem características próprias.

Sendo assim, essa análise considera quatro tons sazonais e também engloba os tons entre eles, reconhecendo os tons equilibrados/neutros – aqueles que não são nem frios, nem quentes. Pelo menos 2/3 das pessoas estão nesta categoria. Estes tons intermediários não são influenciados somente pela temperatura (fria ou quente), mas também pela intensidade/saturação e profundidade/valor das cores, ou seja, cores claras ou escuras, vivas ou opacas.

Nossa pele possui alguns fatores que interferem na sua pigmentação: melanina, hemoglobina e caroteno; determinando o chamado subtom da pele. A concentração desses pigmentos afeta as três dimensões da coloração: temperatura, valor e intensidade, consequentemente, interagindo com as cores e causando os efeitos na aparência.

Todas as pessoas podem usar todas as cores, desde que sua temperatura (quente, equilibrada ou fria), intensidade (viva ou opaca) e profundidade (clara ou escura) se integrem a coloração de sua pele, olhos e cabelo.

O importante são os diferentes tons da cor. Você pode não ficar bem com determinado tom de vermelho, pois pode não ser o tom que valoriza sua coloração, mas existem outros tons que provavelmente ficarão perfeitos em você!

Afinal quais são os efeitos da cor na nossa aparência? O uso das cores que mais interagem com sua coloração proporciona um efeito positivo na sua imagem. Assim, as cores adequadas iluminam, suavizam a textura da pele, deixam o rosto corado, rejuvenescem, valorizam traços, equilibram formas, proporcionando uma aparência saudável.

Caso contrário, as cores podem envelhecer, apagar, acentuar marcas de expressão, manchas de pele ou olheiras, distorcer proporções e sugar a coloração (deixando a pessoa amarelada ou acinzentada). Assim, quando a cor não harmoniza com seu subtom de pele, a roupa parece se destacar do corpo. Quando isso acontece, é comum as pessoas elogiarem a roupa e não quem a está vestindo.

A cor, além de luz e vibração, é comunicação!

A cor é tão importante que, mesmo inconscientemente, sentimos o seu efeito não apenas sobre o visual, mas também sobre nosso estado psicológico. As cores estão associadas a mensagens universais podendo sugerir uma personalidade e expressar sensações. Como exemplo, se a roupa que você estiver usando for amarela, esta cor está associada ao intelecto, ação mental e pensamento criativo; transmitindo uma personalidade criativa, extrovertida e alegre.

Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePin on Pinterest0
Comentários
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: