Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

Toda a beleza da arquitetura de Brasília no MoMA em Nova Iorque.

BRASÍLIA_1

Neste ano, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque está realizando uma mostra sobre arquitetura latino-americana, que é na verdade uma edição de aniversário do tema apresentado. Em 1955 o museu foi palco da exposição “Arquitetura da América Latina desde 1945”, evento que ganhou muita importância na época e que completa, em 2015, sessenta anos. Em seu aniversário, então, o MoMA retornou a essa região para oferecer ao público uma variedade de posições e debates, além de mostrar a criatividade arquitetônica existente desde o México e Cuba até o Cone Sul (Argentina, Chile, São Paulo e Sul do Brasil, Uruguai e Paraguai), entre os anos 1955 e 1980.

Esse período de questionamentos, exploração e mudanças políticas complexas também viu surgir a noção da América Latina como um local em desenvolvimento, onde todos os aspectos da vida cultural foram pintados, de um jeito ou de outro, por essa nova atitude, que fez surgir o chamado “Terceiro Mundo”. A exposição de 1955 apresentou uma campanha fotográfica, mas a edição desse ano, chamado “América Latina em Construção: Arquitetura 1955-1980” traz um agregado de materiais originais nunca antes organizado e que é raramente apresentado até mesmo nos países em questão.

 

CONVITE_2

A exibição apresenta desenhos e modelos arquitetônicos, fotografias vintage e trechos de filmes, além de novos modelos e fotografias feitas pelo fotógrafo brasileiro Leonardo Finotti. Enquanto a exibição foca no período de 1955 a 1980 em diversos países da América Latina, são mostradas representações do desenvolvimento de alguns campi de universidades em cidades como México e Caracas, além de promover uma olhada no desenvolvimento da, então, nova capital do Brasil, Brasília. Arquitetos realizaram essas transformações com inovações formais, urbanísticas e programáticas, muitas das quais são relevantes até mesmo para desafios arquitetônicos atuais.

 

CONVITE_3

A exibição é acompanhada de duas grandes outras publicações: um catálogo e uma coleção de textos originais traduzidos do espanhol e do português. Ela teve início no dia 29 de março e continuará aberta até o dia 19 de julho.

Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+1Email this to someonePin on Pinterest0
Comentários
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: