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Alex Atala: experiência gourmet

ALEX

Foto: Sérgio Coimbra

 

Atala apresenta novo cardápio em Dalva e Dito

Restaurante do chef Alex Atala passa a contar com cortes preparados na churrasqueira e aposta em novas receitas invernais.

Conhecido por sua cozinha brasileira afetiva, o restaurante Dalva e Dito, do chef Alex Atala, acaba de lançar seu mais novo cardápio. A carta segue com boa parte das receitas que sempre cativaram ao longo dos anos a fiel clientela do restaurante, mas também apresenta outras novidades que enriquecem a já interessante oferta da casa.

Um dos destaques é a seção Do Fogo, que descreve as carnes preparadas em uma churrasqueira recentemente adquirida. Preparados ali, os cortes ganham textura mais tenra e maior suculência, combinação perfeita para a farofa da casa e para o molho vinagrete que acompanham todos os pratos. A seleção de carnes inclui: bisteca de boi (780 g, para duas pessoas, a R$ 170); bifinho (R$ 62, 200 g), bem com cara de prato de mãe; o contrafilé (R$ 85, 250 g); o espetinho (R$ 55, duas unidades) e a picanha gaúcha com farofa (R$ 78, 300 g).

Vale ressaltar que todos os cortes, exceto a picanha, vêm de uma empresa que apresenta um manejo sustentável da criação, focando no bem-estar animal, na preservação ambiental, no melhor aproveitamento da carcaça e no cuidado desde o nascimento até o abate dos animais.

 

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Fotos: Rubens Kato

 

GRATINADOS, ASSADOS E ENSOPADOS

Na seção Da Terra e do Ar, a cozinha apresenta duas opções de pegada sertanista, o escondidinho de porco (R$ 55) e a perna de bode com pirão de leite (R$ 75), e um clássico do Norte do país, o pato no tucupi (R$ 72). Todos perfeitos para dias frios. Das Águas vem uma novidade quentinha: o linguado empanado e frito (R$ 62), com tomate, camarões e manjericão, de sabor bem caseiro.

O novo cardápio da casa também marca o retorno do clássico cuscuz paulista com camarões (R$ 32, acompanhado por salada), um dos pratos preferidos de quem acompanha a casa desde sua abertura. Há ainda a terrine de legumes assados com queijo coalho (R$ 29), o ravióli de mandioquinha (R$ 30) e a língua com mandioca palha (R$ 32), todos sugeridos como entradas.

Entre as sobremesas, a novidade é a torta de requeijão do Dalva e Dito (R$ 23), versão abrasileirada do cheesecake, que chega ao menu com a chance de ganhar favoritismo entre os clientes.

Por fim, o cardápio passa a sinalizar os pratos que utilizam em suas receitas produtos da marca Retratos do Gosto e vindos de projetos do Instituto ATÁ. Desta forma, a casa reforça a mensagem de que o restaurante e o Grupo Alex Atala acreditam que é possível rever a atual relação homem alimento e que essa mudança passa por todos os elos da cadeia produtiva, do agricultor ao restaurante.

 

SOBRE O DALVA E DITO

Inaugurado em janeiro de 2009, o restaurante Dalva e Dito, apresenta o conceito da gastronomia afetiva. A casa, idealizada pelo chef Alex Atala, é a concretização do sonho de oferecer cozinha brasileira dentro de um padrão internacional, preparada com a aprimorada técnica de baixas temperaturas e servida no clássico trabalho da brigada no salão.

Endereço e contato

Rua Padre João Manuel, 1.115, Cerqueira César, São Paulo, SP.

Telefone: (11) 3068-4444 / site: www.dalvaedito.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda a quinta-feira: 12h às 15h e 19h à 0h

Sexta-feira: 12h às 15h e 19h à 1h;

Sábado: 12h às 16h30 e 19h às 22h30 e, 

a partir da meia-noite, inicia-se a Galinhada até as 3h;

Domingo: 12h às 17h.

Mais informações 

Giuliana Bastos – giuliana.bastos@gmail.com

Telefone: (11) 3891-1440 / 99426-6973

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SOBRE A RETRATOS DO GOSTO

Criada em 2012, a marca Retratos do Gosto tem como objetivo reconhecer produtos artesanais com potencial gastronômico e criar condições para que cheguem ao consumidor final. O projeto surgiu da vontade do chef Atala de criar mais espaço para ingredientes verdadeiramente brasileiros, plantados e colhidos por pessoas empenhadas em oferecer melhores sabores, aromas e texturas, influenciando positivamente as economias locais. Fundamentada no tripé agricultor-chef-gestor, a Retratos do Gosto tem como desafio inspirar mudanças na cadeia de produção e distribuição, primando pela transparência e por uma remuneração mais justa. Essa iniciativa não tem fins lucrativos. Os lucros aferidos são reinvestidos no produtor, visando a constante melhoria de seu negócio, ou utilizados para ações sociais para o desenvolvimento de seu entorno. Para saber mais www.retratosdogosto.com.br.

SOBRE O INSTITUTO ATÁ

O Instituto ATÁ é a primeira entidade brasileira a se dedicar exclusivamente à relação do homem com o alimento. A missão do Instituto é “aproximar o saber do comer, o comer do cozinhar, o cozinhar do produzir, o produzir do ambiente”. Assim, valoriza e fortalece a diversidade de territórios e saberes, o ato de se alimentar como fator integrante da cultura, as práticas de sustentabilidade na produção e no consumo, a limitação de perdas e desperdício, a qualidade e identidade das cozinhas do Brasil no mundo, a segurança alimentar e nutricional, a tecnologia e inovação na produção, transformação e distribuição do alimento e a valorização de negócios de base familiar e comunitária. Entre os projetos de destaque estão: a marca Retratos do Gosto, os arrozes especiais do Vale do Paraíba, a pimenta baniwa (parceria com o Instituto Socioambiental), mel de abelhas nativas, algas brasileiras, cogumelos comestíveis brasileiros, Galinhadas beneficentes, entre outros. Para saber mais www.institutoata.org.br.

 

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