Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

A street art de Berlim

Berlim, capital da Alemanha, é conhecida por seu grande potencial artístico. Para quem gosta de grafite e arte urbana, há diversas opções de visitas e entretenimento na cidade de mais de 3 milhões de habitantes.

O contexto histórico da Alemanha sempre foi recheado de transformações, o que impacta diretamente na cultura. Alguns edifícios e traços culturais são verdadeiros símbolos de resistência, que sustentam todos os fatos pelos quais o país passou até o presente momento. Por exemplo, no centro de Berlim, há um edifício, conhecido como Tacheles, que tornou-se um marco da street art. Construído entre 1907 e 1908 no coração da cidade, perto de onde mais de 50 anos depois o famoso muro de Berlim passaria, a construção foi inaugurada durante o Império Alemão como uma casa dedicada ao comércio. Ele era o segundo maior do seu tipo na cidade e espelhava a prosperidade alemã com uma arquitetura moderna e elementos clássicos e góticos.

O edifício sobrevive até os dias atuais, entretanto, ganhou um novo visual. Sem nenhuma preocupação do governo, o restauro nunca existiu, o que vale para muitas outras construções. Dessa forma, o centro histórico de Berlim ia decaindo, dia após dia. Para evitar que houvesse cada vez mais demolições e que as ruas ficassem com um ar de abandono, muitos artistas decidiram se dedicar à transformação de edifícios de grande valor histórico para a cidade.

Hoje, o Tacheles ainda não teve nenhuma obra de restauro (são visíveis as marcas da Segunda Guerra), mas tornou-se o símbolo da arte urbana em ebulição que se vive em Berlim. Ele está pintado com graffiti coloridos e tem um jardim atrás onde os artistas expõem instalações durante o dia e abrem um bar-esplanada à noite.

Tour artístico

Quem vai a Berlim, pode se programar para fazer um tour artístico e conhecer mais da street art, além do design e ilustração, que são pontos fortes do destino. Separamos três opções para os que têm alma criativa, as quais são ótimas para conhecer gente nova, falar sobre arte e sentir toda a energia dos locais.

Urban Spree

Uma galeria artística que mistura lojas, bar e centro cultural. Alguns de seus espaços servem de residência artística, o que cria um ponto de encontro para os criativos, além de possibilitar que realizem, intervenções, exposições e workshops relacionados à arte.

Urban Spree in Berlin - 15 Alternative Things To Do in Berlin:

Imagem

 

Do you read me? 

O ambiente é todo transformado pela street art e é um ótimo local para quem gosta da mídia impressa, pois vende exemplares raros de revistas do mundo inteiro.

Imagem

Neurotitan

Livraria de produções independentes, fica escondida nos fundos de um pátio todo grafitado na famosa Rua Rosenthaler. O lugar é abarrotado de livros, zines, prints, ecobags e bottons. Há trabalhos de artistas do mundo todo. Se você tem uma publicação, dá até para negociar a venda ali.

Imagem

 

Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+1Email this to someonePin on Pinterest0
Comentários
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: