Conteúdos

“ Matérias exclusivas de diversas áreas e segmentos. Conteúdo com abordagem direta e original, tudo feito especialmente para agradar os leitores mais exigentes! ”

4 formas de praticar arco e flecha

O arco e flecha é considerado, atualmente, um esporte olímpico. Já foi chamado de tiro com arco, arqueirismo e arqueria. Um esporte antigo, que começou com as práticas de caça e de guerra nos primórdios da civilização. Presentes na cultura de diversas regiões e diferentes períodos de nosso tempo cronológico, o arco e a flecha, construídos, inicialmente, de madeira, foram importantes armas bélicas e protagonistas de muitas batalhas.

O arco e flecha medieval 

Nas sociedades medievais, o arco garantia a sobrevivência de nossos antepassados. Era a forma mais eficiente de caçar  sem ter que se aproximar demais da presa e correr o risco de afugentá-la, garantindo, assim, a alimentação daquela sociedade. O uso do arco pelos caçadores é evidente na pintura.

Também há indícios de que tribos antigas usavam o arco para batalhas entre homens na região onde hoje é a Europa. Em Talhiem, na Alemanha, 34 esqueletos humanos foram encontrados com ferimentos de flecha em uma vala datada de 7.000 anos atrás.

bow-2

Imagem

 

O arco e flecha indígena 

Os índios, principalmente da etnia Guarani, também destinavam o instrumento para a caça. Em seu processo de produção, construíam arcos de mais de dois metros de altura, sempre ultrapassando a altura do caçador. O tiro era, portanto, certeiro. Desde criança, os índios aprendiam a manusear os utensílios.

Atualmente, na região de Paraty, Rio de Janeiro, os índios Guarani transformaram a antiga ferramenta de caça em arte. Hoje, comercializam exemplares de arco e flecha em lojas de artesanato indígena, garantindo perpetuação de sua cultura, além de um retorno monetário para seu sustento.

e8440ae64552093e847f8fbe9f77c4db

Imagem

 

O esporte

Embora arcos e flechas venham sendo utilizados no contexto social-cultural há milhares de anos, ganharam popularidade no século XXI. Nos EUA, por exemplo, a entrada de novos membros na modalidade de arco e flecha das competições esportivas cresceu 48% desde o lançamento dos filmes da saga Jogos Vorazes, da autora Suzanne Collins, no qual a protagonista, Katniss Everdeen utiliza-os como arma.

a11ceae77badf29fd91fcce0ac08936c

Imagem

 

Existem 4 formas de praticar arco e flecha, confira:

1. Tiro ao alvo 

Esta modalidade, é indicada para todas as idades. O objetivo é atingir o centro de um alvo com sua flecha. É preciso muito treino e paciência para melhorar sua mira e fortalecer os membros superiores, responsáveis por segurar o arco.

4e7d423e7c53a025c1878d708c3d39d3

Imagem

 

2. Caça com arco e flecha 

É preciso se submeter às leis da caça justa e ética para participar dessa modalidade. Também deve-se lembrar que o uso de equipamento especial é obrigatório.

444498fc3dc438b9990f53281f4d6ad0

Imagem

 

3. Arco e flecha tradicional 

Você pode treinar os tiros em área aberta e descobrir qual o melhor equipamento para você.

seguranca

 

 

4. Arco e flecha japonês (kyudô)

O Japão tem um método diferente de uso de arco e flecha longo tradicional, chamado de “kyudô”. O kyudô usa arcos extremamente longos e uma pegada bem diferente do arco e flecha ocidental. É essencial obter instruções sobre ele.

2acf56ded4303517d83bdca1d04d6201

Imagem
Compartilhe: Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+1Email this to someonePin on Pinterest0
Comentários
Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!
Deixe seu comentário

Nome:
Email:
Mensagem: